17 de nov. de 2010

Bombeiro proíbe crucifixo e causa polêmica em Tatuí-SP


Uma ordem de serviço assinada pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Tatuí (SP), capitão José Natalino de Camargo, causa polêmica na cidade. Ele mandou retirar todos os crucifixos e imagens de santos católicos das unidades sob seu comando. Hoje, os 11 vereadores da Câmara local assinaram moção repudiando a medida tomada pelo militar. Camargo alegou que a exibição de símbolos católicos em repartições públicas causa "constrangimento" a pessoas que professam outra fé.

Para ele, imagens e crucifixos fazem "apologia" da religião católica e contribuem para a "manutenção da falsa crença de que aquela religião seria a única detentora da benesse estatal". O capitão invocou ainda a Constituição Federal que, segundo ele, estabelece que o Estado brasileiro é laico e, portanto, a exibição dos símbolos seria ilegal e inconstitucional. A comunicação foi repassada às unidades e postos dos bombeiros sob o comando do Grupamento de Tatuí, com ordem para cumprimento imediato.

Na moção aprovada por unanimidade, os vereadores consideram que o militar usou termos desrespeitosos ao se referir aos símbolos católicos. "O ato é arbitrário, com expressões equivocadas, desrespeitosas e imprudentes sobre a religião católica, refletindo total falta de sensibilidade", diz a nota da Câmara.

De acordo com os vereadores, a ordem de serviço fere o livre direito de professar a fé, também defendido pela Constituição. O comando regional da Polícia Militar (PM), ao qual se subordinam os bombeiros, não se manifestou a respeito. O pároco de Tatuí, padre Milton de Campos Rocha, estava em viagem e não foi localizado.



Opinião:

Não estou aqui para defender ou acusar alguma das posições colocadas diante destes fatos. Mas também sei que a fé é algo que tem que estar em nós independente de crucifixo ou imagem.

Não sou praticante deste tipo de fé, onde as pessoas oneram a uma imagem. Ou você tem o Evangelho na sua vida, ou não tem.

Por outro lado, não creio que esta atitude de simplesmente retirar tais objetos de uma hora para outra dos locais públicos vá trazer algo de bom para alguém. Penso que antes de sair tirando e quebrando toda e qualquer imagem, devemos levar a consciência do Evangelho para as pessoas, e a partir daí as mesmas saberão o que é certo e o que é errado.



Na fé em Cristo... Mateus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre este artigo? Comente a vontade!